"Querida, você tem um coração na garganta"
Minha avó

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Uma ação que vale mais do que 2683 caracteres

Aproveito para publicar no meu blog o comentário de meu marido que não foi publicado no Blog do Hélio de La Peña sobre Danilo Gentili, sua piadinha infeliz e sua explicação mais infeliz ainda sobre a piada (caso citado pela revista Fórum durante entrevista com Kabengele Munanga - dica da Ana Rüsche)
. Aliás, é de se pensar porque Hélio de La Peña não publicou seu comentário:

"O preconceito não está nos olhos de quem vê e sim nas palavras, as palavras não são vistas são compreendidas,o não entendimento é inabilidade para com a lingua, incapacidade intelectual , ou demência.O discurso de justificativa e ou explicação do Danilo Gentili tem a vaga e descabida tentativa de legitimar a normalidade de chamar negros de macacos.Palavra é coisa séria.É necessário responsabilidade para com a palavra,muitos desapareceram, ou se imortalizaram por ela, é necessário respeito pela história (que por sinal nos concedeu grandes privilégios como 400 anos escravidão, (nosso trabalho não foi remunerado durante um breve espaço de tempo...) miséria,abandono,indiferença, sub emprego,cotas..enfim.como podem ver no quesito concessões estamos bem também.Não queremos o que nos é dado, queremos sim o que nos foi tirado.Respeito é um dos quesitos.Esse tipo de identidade e de relacionamento não precisamos. Deixo de respeitar o Danilo Gentili , sua produção artística já não me interessa mais.Imagino que se os 65% da população (considerada como macacos) deixar de assistir ao CQC será também um grande Mico."

P.S.: em um dos comentarios, alguem afirmara que o preconceito estava nos olhos de quem via

7 comentários:

Anônimo disse...

Quem é danilo gentili? Aliás , ele não corresponde ao nome Esse tal de gentil não merece resposta pq talvez nem exista ! Qto ao racismo no Brasil , país repleto de negros , é resultado de uma ignor
ãncia total Muitos descendentes de negros são super preconceituosos e nem declaram sua origem [ por medo ou vergonha?] E´muita burrice para um país miscigenado Falta informação!

Vera Helena disse...

Uma das respostas de Kabengele a revista Fórum retrata muito bem o racismo no Brasil:

"O brasileiro nunca vai aceitar que é preconceituoso. Foi educado para não aceitar isso. Como se diz, na casa de enforcado não se fala de corda. Quando você está diante do negro, dizem que tem que dizer que é moreno, porque se disser que é negro, ele vai se sentir ofendido O que não quer dizer que ele não deve ser chamado de negro. Ele tem nome, tem identidade, mas quando se fala dele, pode dizer que é negro, não precisa branqueá-lo, torná-lo moreno. O brasileiro foi educado para se comportar assim, para não falar de corda na casa de enforcado. Quando você pega um brasileiro em flagrante de prática racista, ele não aceita, porque não foi educado para isso.(...)Muitas vezes o brasileiro chega a dizer ao negro que reage: "você que é complexado, o problema está na sua cabeça". Ele rejeita a culpa e coloca na própria vítima. Já ouviu falar de crime perfeito? Nosso racismo é um crime perfeito, porque a própria vítima é que é responsável pelo seu racismo, quem comentou não tem nenhum problema."

Vera Helena disse...

Ah, anônimo, não resopndi a sua pergunta. O Danilo Gentili é repórter (ou algo do gênero) do CQC.

Mais muitos beijos

Victor disse...

Sem palavras... O racismo é algo que não deveria ser. Sinto-me até mal em escrever algo a respeito.
Boas palavras P.A. e Vera.

Saudades de vcs...

Victor Hugo

Miguel Angel de Rus disse...

Hola, Vera Helena:
Sólo quería darte las gracias por cuidar a los escritores de Ediciones Irreverentes.
Miguel Angel

Vera Helena disse...

Hola, Miguel

Se os escritores são bons, por que não? ;)

Abraços

Vera

Vera Helena disse...

Vitinho,

Quase um mês depois, respondo. O racismo é uma m...

Beijos e saudades,